Santa Casa Santo Amaro
O Hospital foi inaugurado em 8 de dezembro de 1899. Modesto, no início, tinha duas enfermarias, cozinha e água de poço. Uma enfermeira e sua filha faziam todo o serviço. Para tratar dos doentes, a diretoria foi buscar em São Paulo o médico Dr. Thomaz de Aquino Monteiro de Barros, o primeiro clínico geral da Santa Casa de Santo Amaro.
Outro fato marcante da história da Santa Casa foi à criação da Faculdade de Medicina de Santo Amaro, em 1970, pelo corpo clínico do hospital, que se tornou, posteriormente, corpo docente. A Santa Casa se transformou, então, em hospital das clínicas da Faculdade, mantida pela OSEC, hoje Universidade Santo Amaro – UNISA – e serviu de internato para as três primeiras turmas de formandos, em 1975,76 e 77.
No decorrer das décadas, a Santa Casa passou por inúmeras gestões administrativas que muito contribuíram para o seu crescimento e projeção. O atual provedor Tarquínio Borralho Leite Pereira e diversos membros da Mesa Diretora, assumiram o comando da entidade em 1981.
O progresso e melhorias, do complexo hospitalar, nesse período, são notórios.
Além disso, foram feitas grandes reformas internas que transformaram o velho prédio da Santa Casa em um novo e bem equipado hospital, o maior da Zona Sul de São Paulo que, atendendo uma grande massa de carentes, cumpre seu destino de Casa de Caridade, com dignidade e modernidade, aguardando os desafios do futuro.
A Santa Casa de Santo Amaro é hospital filantrópico, reconhecido no Conselho Nacional de Assistência Social, sem fins lucrativos e considerados de utilidade pública nas esferas federal, estadual e municipal.
CONSULTAS
Atendimentos sem urgência por ordem de chegada. Não existe dentro do Pronto-Socorro prévia marcação de consultas. Os atendimentos só ocorrem por ordem de chegada e conforme urgência / emergência com acolhimento com classificação de risco realizado pelos profissionais de saúde.
APLICAÇÕES EXTERNAS
No caso de aplicação de injeções para clientes com receitas, sem passar por atendimento médico, é necessário observar se o procedimento é “coberto” pelo convênio. Caso o convênio não autorize o procedimento, o cliente deve ser informado, com a opção de fazer o acerto em caráter particular.
PROCEDIMENTOS
São atos cirúrgicos, aplicações, medicações orais, soroterapias, micro nebulizações, punções, etc. São atos médicos ou de enfermagem que vão além de uma consulta.
INTER CONSULTAS
São consultas médicas ou procedimentos de especialidades diversas encaminhados por um médico que realizou o primeiro atendimento.
RETORNOS
São retornos do cliente ao hospital, por vontade própria ou orientados por um médico.
O prazo de retorno ao PS do hospital é de 24 horas. Isto significa que, neste período, o cliente poderá voltar ao hospital sem a emissão de outra guia de convênio. Os gastos que, eventualmente, venham a ocorrer neste retorno, serão lançados na primeira conta / atendimento anterior.
Após este período de 24 horas, é necessário que o cliente assine outra guia. Isto se o atendimento de retorno for para a mesma especialidade do anterior.
O prazo de retorno a consulta particular é de 15 dias (se for o mesmo profissional do primeiro atendimento). Caso não seja o mesmo médico, deverá ser sugerido ao paciente que ele procure o profissional que o atendeu, se não houver urgência para o atendimento.
As situações de retorno algumas vezes causam insatisfação nos clientes e dificuldade de compreensão, e devem ser tratadas com cuidado, de forma bastante atenciosa.
O médico não deve encaminhar retornos que não sejam de urgência /emergência para o Pronto-Socorro, orientando sempre o paciente a procurá-lo em seu consultório ou nos consultórios de médicos, conforme indicação de seu convênio.
O Hospital precisa manter o critério de retorno 24 horas, caso contrário, haverá grande demanda desnecessária, desvirtuando o objetivo do Pronto-Socorro
Vantagens do Plano
Conheça os diferencias do plano de saúde Trasmontano que além de cumprir com todas as coberturas previstas pelo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, ainda oferece aos seus beneficiários coberturas extras, isto é, diferenciais que só a operadora consegue garantir a todos os seus cliente.
Veja abaixo outras vantagens que o plano de saúde Trasmontano oferece: