Carência em planos de saúde?
Na hora de contratar um plano de saúde, é importante observar algumas questões contratuais antes de começar a usá-lo. Alguns planos exigem prazo de carência, por exemplo.
Caso desconheça esse termo, esse texto é ideal para você. Veja a seguir o que significa o prazo de carência de um plano de saúde e quando você pode começar a utilizar o seu convênio.
Nós, da Zelas Saúde, estamos aqui para simplificar as informações sobre planos de saúde para você tomar decisões com confiança.
Carência Plano Trasmontano Individual
CARÊNCIAS
- As carências serão contadas a partir do início de vigência do benefício.
- Segurados que queiram mudar da categoria enfermaria para apartamento terá que cumprir carência de 06 meses para nova acomodação;
- Coluna 01 – válida para novos beneficiários sem plano anterior.
Coluna 02 – compra de carência válida para beneficiários advindos de plano anterior com permanência a partir de 06 meses. - Para ter redução de carência – não pode ultrapassar 60 dias do último vencimento pago;
- Reduz carência de todas as operadoras que tenham registro na ANS – Exceto Medical Health, Biovida, Unihosp, Classes Laboriosas, Cruz Azul, planos hospitalares, Sistema Nipomed e outros cartões de desconto.
- Segurados sem plano anterior serão cadastrados nas carências de NOVO BENEFICIÁRIO, independentemente da idade.
- Permite junção de planos para redução de carência, sem intervalo entre os planos.
- Documentos para ex – beneficiários de planos física ou adesão: cópia de carteirinha ou carta de permanência emitida pela operadora/seguradora/administradora (com data de início e fim), juntamente com cópia dos 02 últimos boletos e comprovantes de quitação.
- Documentos para ex – beneficiários de planos PME e PJ: carta de permanência emitida pela operadora/seguradora (com data de início e fim), com até 60 dias do cancelamento e cópia de carteirinha.
- Ex-beneficiário de Trasmontano: a venda pode ser feita através do corretor após 90 dias do cancelamento, sem inadimplência e será cadastrado nas carências de novo beneficiário;
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Grupos de carências – Saúde Carência Contratual Coluna 01 Coluna 02 Urgência e Emergência: Atendimentos decorrentes de acidentes pessoais, urgência e emergência, ocorridos comprovadamente a partir da vigência do instrumento de Assistência à Saúde, respeitada a Resolução da CONSU nº 13 24 horas 24 horas 24 horas Consultas Médicas e Exames Simples: Análises Clínicas (exceto Moleculares), Radiografia sem Contraste, Eletrocardiograma Simples, Colpocitologia Oncótica (Papanicolau), Colposcopia, Vulvoscopia, Ultrassonografia Simples, Teste Ergométrico Simples e Nutricionista. 180 dias 15 dias 24 horas Exames Especiais I: Endoscopia, Laringoscopia Diagnóstica, Audiometria Tonal, Audiometria Vocal Impedanciometria, Curva Tensional Diária, Campimetria, Mapeamento de Retina, Tonometria, Peniscopia, Densitometria Óssea e Nasofibrolaringoscopia. 180 dias 30 dias 24 horas Exames Especiais II/Terapias: Fisioterapia, Acupuntura, Prova de Função Pulmonar, Raios X com Contraste, Eletroneuromiografia e Mamografia Simples. 180 dias 60 dias 24 horas Procedimentos ambulatoriais: Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Ultrassonografia com Doppler, Colonoscopia, Broncoscopia, Retossigmoidoscopia, Ecocardiograma Bidimensional com Doppler, Mapa e Holter 24 horas. 180 dias 90 dias 24 horas Internações e Procedimentos especiais: Internações cirúrgicas, eletivas ou de urgência/emergências, Procedimentos Clínicos e/ou Cirúrgicos Relacionados a Transplantes de Rins e Córneas e suas consequências, Internações decorrentes de patologias Cardíacas e Neurológicas (Clínicas ou Cirúrgicas), Hemodinâmica, Quimioterapia e Radioterapia, Radiologia Intervencionista, Internações em Psiquiatria, Exames de Ultrassonografia (Morfológica Fetal, Próstata Transretal com Biópsia), Cirurgia Buco Maxilo Facial, Psicologia, Fonoaudiologia, Medicina Nuclear (Mapeamento, Cintilografia), Diálise e Hemodiálise, Transfusões e Hemoderivados, Internações Hospitalares de Portadores de Doenças de Notificação Compulsória inclusive AIDS, demais procedimentos não citados acima e previstos no rol da ANS. 180 dias 180 dias 24 horas Parto a Termo, Normal ou Cirúrgico (somente para o plano Life – COM Obstetrícia) 300 dias 300 dias 300 dias Doenças ou lesões preexistentes. 720 dias 720 dias 720 dias
Carência Plano Trasmontano Empresarial
CARÊNCIAS
- Aditivo de redução de Carência PME CAR 74 – válido para titulares e dependentes.
- Idade limite para redução de carências para sócio e seus cônjuges até 75 anos.
Idade limite para redução de carência para funcionários e seus cônjuges até 65 anos.
Idade limite para redução de carência para proprietários de MEI e seus cônjuges até 70 anos. - PRC I (Redução de carência) – Válido para beneficiários de empresas de 02 a 29;
PRC II* (Redução de carência) – Válido para empresas de 02 a 29 Beneficiários quando beneficiário(s) oriundo(s) de qualquer outra operadora congênere com registro na ANS, com permanência igual ou superior a 6 meses e que estejam inadimplentes há no máximo 60 dias;
PRC III (Redução de carência) – Válido para empresas de 02 a 29 Beneficiários quando beneficiário(s) oriundo(s) de qualquer outra operadora congênere com registro na ANS, com permanência igual ou superior acima de 12 meses e que estejam inadimplentes há no máximo 60 dias. - Reduz carência de todas as operadoras que tenham registro na ANS – Exceto Medical Health, Biovida, Unihosp, Classes Laboriosas, Cruz Azul, planos hospitalares, Sistema Nipomed e outros cartões de desconto.
- Documentos para ex – beneficiários de planos física ou adesão: cópia de carteirinha ou carta de permanência emitida pela operadora/seguradora/administradora (com data de início e fim), juntamente com cópia dos 02 últimos boletos e comprovantes de quitação.
- Documentos para ex – beneficiários de planos PME e PJ: carta de permanência emitida pela operadora/seguradora (com data de início e fim), com até 60 dias do cancelamento e cópia de carteirinha.
- Obs: os critérios de elegibilidade dos dependentes devem ser observados, conforme as condições gerais do contrato (item 3.2).
Empresa/MEI Condições para Redução de carências Titulares Redução de Carência Sócios 75 anos CLT 65 anos Dependentes Redução de Carência Cônjuge Sócio 75 anos Cônjuge CLT 65 anos Dependentes por Consanguinidade/Afinidade Redução de Carência Pai, Mãe, Filhos, Irmãos, Avós, Netos, Tios, Sobrinhos, Sogros, Genros, Noras, Padrasto, Madrasta, Enteados e Cunhados. 65 anos -
Grupo de Carências – Odonto (Exclusivo Mix SP 200 e Mix Litoral 200) Procedimentos Novo Beneficiário Urgência/Emergência, Serviços de Diagnósticos, Radiologia, Prevenção e Ortodontia 24 horas Serviços de Dentística (restauração) 30 dias Periodontia (gengiva) 60 dias Cirurgia (extração) 60 dias Serviços de Endodontia (canal) 90 dias -
Grupos de carências Carência contratual PRC I PRC II PRC III 1 – Urgência / Emergência: Atendimentos decorrentes de acidentes pessoais, urgência e emergência, ocorridos comprovadamente a partir da vigência do instrumento de Assistência à Saúde, respeitada a Resolução da CONSU nº 13 24h 24h 24h 24h 2 – Consultas Médicas e Exames Simples: Análises Clínicas (exceto moleculares), Radiografia sem Contraste, Eletrocardiograma Simples, Colpocitologia Oncótica (Papanicolau), Colposcopia, Vulvoscopia, Ultrassonografia Simples, Teste Ergométrico Simples e Nutricionista. 30 dias 15 dias 24h 24h 3- Exames Especiais I: Endoscopia, Laringoscopia Diagnóstica, Audiometria Tonal, Audiometria Vocal, Impedanciometria, Curva Tensional Diária, Campimetria, Mapeamento de Retina, Tonometria, Peniscopia, Densitometria Óssea e Nasofibrolaringoscopia. 180 dias 60 dias 24h 24h 4 – Exames Especiais II/Terapias: Fisioterapia, Acupuntura, Prova de Função Pulmonar, Raios X com Contraste, Eletroneuromiografia e Mamografia Simples. 180 dias 60 dias 24h 24h 5 – Procedimentos ambulatoriais: Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Ultrassonografia com Doppler, Colonoscopia, Broncoscopia, Retossigmoidoscopia, Ecocardiograma Bidimensional com Doppler, Mapa e Holter 24 horas. 180 dias 120 dias 24h 24h 6 – Internações e Procedimentos especiais: Internações cirúrgicas, eletivas ou de urgência/emergências, Procedimentos Clínicos e/ou Cirúrgicos Relacionados a Transplantes de Rins e Córneas e suas consequências, Internações decorrentes de patologias Cardíacas e Neurológicas (Clínicas ou Cirúrgicas), Hemodinâmica, Quimioterapia e Radioterapia, Radiologia Intervencionista, Internações em Psiquiatria, Exames de Ultrassonografia (Morfológica Fetal, Próstata Transretal com Biópsia), Cirurgia Buco Maxilo Facial, Psicologia, Fonoaudiologia, Medicina Nuclear (Mapeamento, Cintilografia), Diálise e Hemodiálise, Transfusões e Hemoderivados, Internações Hospitalares de Portadores de Doenças de Notificação Compulsória inclusive AIDS, demais procedimentos não citados acima e previstos no rol da ANS 180 dias 180 dias 90 dias 24h 7 – Parto a termo, normal ou cirúrgico 300 dias 300 dias 300 dias 300 dias 8 – Doenças ou lesões preexistentes. 720 dias 720 dias 720 dias 720 dias
Existe plano de saúde com carência zero para parto?
É muito comum que, ao engravidar, por temer depender do serviço público de saúde, as mulheres procurem pela contratação de um plano de saúde para gestantes. O grande problema é que a carência estabelecida pela ANS para a cobertura de parto é de 300 dias, que excede os 9 meses de duração da gravidez, a não ser que seja uma situação de emergência.
Mesmo no caso de contratações coletivas, a carência para parto é uma das que dificilmente será reduzida. Ainda assim, mesmo que você não possa utilizar os serviços na hora da chegada do seu bebê, contratar um plano de saúde pode ser uma boa ideia, visto que você poderá realizar todos os exames e estará segura em casos de emergência.
Outra vantagem é que, durante os primeiros 30 dias de vida, seu bebê poderá usufruir de todos os benefícios do seu plano sem nenhum custo adicional. Após este período, a criança deve ser incluída como dependente do seu plano para seguir com a utilização.
OBS: Fale com um corretor para saber qual a carência será aplicado para parto no momento da contratação do plano, pois essas informações pode sofrer alterações a qualquer momento.
Duvidas Financeiro Trasmontano
No caso de plano individual/familiar, a emissão pode ser realizada através do Espaço do Cliente -> Associado -> Login -> Declaração para fins de I.R. ou através de contato telefônico com o departamento de cobrança (11) 3293-1515 ou (13) 3308-3020. Para plano empresarial, deverá ser fornecido pela empresa na qual está vinculada no contrato.
Para emitir um comprovante de pagamento, você deverá entrar no Espaço do Cliente -> Associado -> Login -> Segunda Via Boleto, onde constará a informação da data de quitação do boleto, ou através dos telefones (11) 3293-1515 ou (13) 3308-3020.
A segunda via de seu boleto poderá ser emitida através do Espaço do Cliente -> Associado -> Segunda Via Boleto. Também poderá ser emitida pelo App Trasmontano Associado ou pela Central de Atendimento (11) 3293-1515 ou (13) 3308-3020.
Se você deseja receber seus boletos em seu e-mail, acesse Espaço do Cliente -> Associado -> Login -> Segunda Via Boleto -> Fatura On-Line. Você também pode fazer esta solicitação através dos telefones (11) 3293-1511 ou (13) 3308-3020.
Se você possui algum boleto vencido, não é preciso solicitar a 2ª via, pois o pagamento poderá ser feito com o boleto original, também disponível neste portal. (Como emitir a 2ª via do boleto) A Federação Brasileira dos Bancos modernizou o sistema de cobrança e agora permite o pagamento do boleto, mesmo vencido, em qualquer banco e canal de recebimento (sites, aplicativos, caixas eletrônicos, entre outros). Importante: não esqueça de observar a data limite para pagamento impressa no boleto.
Os planos do Trasmontano não preveem livre escolha e reembolso.
Meu plano Trasmontano
As consultas poderão ser agendadas, através do Espaço do Cliente -> Associado -> Login -> Agendamento de Consulta. Você também pode agendar consultas através do nosso aplicativo mobile ou Central de Atendimento (11) 3293-1515 ou (13) 3308-3020.
As consultas agendadas estão disponíveis para visualização através do Espaço do Cliente -> Associado -> Login -> Agendamento de Consultas -> Consultas agendadas. Você também pode checar suas consultas agendadas através do aplicativo mobile ou pela Central de Atendimento (11) 3293-1515 ou (13) 3308-3020.
O cancelamento de consultas e exames que estiverem sido agendados nos Centros Médicos, poderão ser cancelados através do Espaço do Cliente -> Associado -> Login -> Agendamento de Consulta -> Consultas Agendadas -> Cancelar. Você também pode cancelar consultas e exames pelo aplicativo mobile ou pela Central de Atendimento (11) 3293-1515 ou (13)3308-3020. Para cancelamento de consultas e/ou exames que estiverem sido agendados nos prestadores credenciados, é necessário o contato diretamente com o prestador.
No caso de plano individual/familiar, acesse Espaço do Cliente -> Associado -> Login -> Dados Cadastrais ou através dos telefones (11) 3293-1511 ou (13) 3308-3020. Para plano empresarial, deverá ser realizada à empresa pela qual está vinculada no contrato.
Sim, desde que seu plano tenha a segmentação Hospitalar + Obstetrícia. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento (11) 3293-1515 ou (13) 3308-3020.
A carteirinha virtual poderá ser visualizada a partir da ativação de seu plano, acesse Espaço do Cliente -> Associado -> Login -> Carteirinha Digital, ou através do aplicativo mobile, em “Carteirinha Virtual”.
Para plano individual/familiar, solicitar a segunda via da sua carteirinha, entre em Espaço do Cliente -> Associado -> Login -> Segunda Via carteirinha ou através dos telefones (11) 3293-1511 ou (13) 3308-3020. Para plano empresarial, solicite à empresa a qual está vinculada no contrato.
Para incluir dependentes no plano individual/familiar, é necessário comparecer presencialmente nos Centros Médicos indicados abaixo, munidos de todos os documentos e quantia em dinheiro para a devida inclusão: - Centro Médico Sede (Rua Tabatinguera, N° 294 - Centro); - Centro Médico Santos (Rua Doutor Bernardino de Campos, N° 348 - Campo Grande); - Centro Médico Praia Grande (Avenida Ministro Marcos Freire, N° 800 - Sitio do Campo); - Centro Médico São Vicente (Rua Jacob Emerich, 9212 - Centro). A inclusão será realizada conforme regras de contrato. Para plano empresarial, deverá ser solicitado à empresa a qual está vinculada no contrato.
Para criar uma senha de acesso ao site, entre em Espaço do Cliente -> Associado -> Cadastre-se. E, caso você já possua um cadastro e deseja alterar sua senha, acesse Espaço do Cliente -> Associado -> Login -> Alteração Senha/E-mail ou através dos telefones (11) 3293-1511 ou (13) 3308-3020.
Para enviar solicitações de exames, entre no Espaço do Cliente -> Associado -> Login -> Solicitação de indicação de prestador ou autorizações. Você também poderá enviar solicitações através dos nossos atendimentos presenciais no Centro Médico Sede (Rua Tabatinguera, N° 294 - Centro) e Centro Médico São Vicente (Rua Jacob Emerick, N° 921 - Centro).
A Carta de Permanência poderá ser solicitada presencialmente em qualquer Centro Médico ou através do telefone (11) 3293-1515.
O cancelamento do plano individual/familiar só poderá ser realizado pelo titular do plano. Existem três formas de efetuar o cancelamento de seu plano: - Presencialmente no Centro Médico Sede (Rua Tabatinguera, N° 294 - Centro) e Centro Médico São Vicente (Rua Jacob Emerick, N° 921 - Centro); - Pelo nosso portal, acesse Espaço do Cliente -> Associado -> Login -> Cancelamento On-Line; - Pelo telefone (11) 3293-1515 ou (13) 3308-3020. Para plano empresarial, deverá ser solicitado à empresa a qual está vinculada no contrato.
Outras perguntas sobre o plano Trasmontano
Para se credenciar à nossa rede, acesse do Espaço dos Parceiros -> Credenciado -> Cadastre-se.
Para consultar os valores de nossos planos, acesse Quero Me Associar -> Escolher Tipo de Produto ou através dos telefones (11) 3293-1511 ou (13) 3308-3029.
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